logo str vazada1 

   Não fique só, fique sócio!

radioserranegra 104 logoooo vazada 

Zika vírus pode ser associado a nova doença neurológica

zika

 

SÃO PAULO - Além da microcefalia e da síndrome de Guillain-Barré, o zika vírus pode estar associado a mais uma doença neurológica: a encefalomielite aguda disseminada (Adem, na sigla em inglês), síndrome autoimune que causa inflamação no sistema nervoso central. Um estudo feito no Recife e que será divulgado na próxima sexta-feira no encontro anual da Academia Americana de Neurologia, em Vancouver, no Canadá, encontrou evidências de associação entre o vírus e a Adem em pelo menos dois casos.

Associação. Cientistas já desconfiavam de uma conexão entre o zika e a Adem, conforme mostrou o jornal O TEMPO em fevereiro deste ano. Mas só agora serão apresentados os resultados científicos do estudo liderado por Maria Lúcia Brito Ferreira, chefe do Serviço de Neurologia do Hospital da Restauração, no Recife.
Zika causa graves infecções em células nervosas Zika pode lesar cérebros de 50 mil bebês até 2020 Cientistas anunciam método mais eficaz para destruir ovos do mosquito

“Embora seja um estudo pequeno, ele pode fornecer evidências de que o vírus causa no cérebro efeitos diferentes daqueles que haviam sido identificados nos estudos em curso. Mas muita pesquisa ainda terá de ser feita para explorar se há uma relação causal entre o zika e esses problemas cerebrais”, disse Maria Lúcia. No estudo os cientistas acompanharam, entre dezembro de 2014 e junho de 2015, todos os casos que chegaram ao Hospital da Restauração com sintomas de infecção por arbovírus – a família de vírus que inclui o zika, a dengue e a chikungunya.

Sintomas

Relatos. Os pacientes estudados chegaram ao hospital com febre e erupções na pele. Alguns também apresentavam coceiras, dores musculares nas e articulações, além de olhos vermelhos.

Folhapress/Divulação